07 setembro 2007

Dia mundial do jovem adventista

Aproveitando que, no próximo sábado dia 15/09, será comemorado o dia mundial do Jovem Adventista, e, como o nome deste blog leva o símbolo JA no título, achei interessante postar no mês de setembro, notícias, mensagens e outras coisas que tenham a ver com a comemoração.

Vou começar contando de maneira resumida, a história de como começou este ministério da igreja adventista, imagino que muitos dos que acessam este blog já conheçam a história, mas eu creio que sempre é bom relembrar este importante fato.

Em 1879 na cidade de Hazelton no estado de Michigan nos EUA, dois jovens adventistas chamados Luther Warren e Harry Fenner, de 14 e 17 anos respectivamente, sentiram falta de um programa específico para jovens na igreja adventista, apesar de já existir a lição de jovens que foi escrita por Tiago White em 1852 chamada "Youth Instructor", ainda não parecia ser o bastante, prova disso era que alguns jovens estavam começando a deixar os caminhos de Deus. Como solução para este problema os dois resolveram fundar a 1ª sociedade de jovens naquele ano.

No princípio, o propósito deste primeiro grupinho de rapazes era promover o trabalho missionário, levantar fundos para a literatura missionária e promover a temperança. Mais tarde, as moças foram convidadas a participar, e as reuniões eram realizadas no salão de uma casa, com alguns dos membros adultos da família. Neste programa, os jovens ficavam horas em reunião e trabalho.

Luther Warren, em seus escritos, conta que ele e Harry Fenner fundaram a primeira sociedade de jovens como conseqüência de uma profunda preocupação quanto à declinante espiritualidade que se manifestava na vida de seus amigos e de muitos outros jovens da igreja. Outra grande razão para a formação dessa primeira sociedade de jovens foi o intenso desejo de trabalhar para o Mestre”. Salvação e Serviço - pág 49.

Anos mais tarde, em 1907,no Concílio da Associação Geral realizado em Gland, Suiça, foi aprovada a formação de um departamento de jovens na Associação Geral e o Pr M.E.Kern como o primeiro líder.

Naquela ocasião foram adotados o calendário da Devoção Matinal e o Clube do livro dos Missionários Voluntários (MV), e o grupo votou observar o Dia do MV, um dia especial, uma vez por ano. O nome finalmente escolhido para o departamento foi Departamento dos Missionários Voluntários dos Jovens Adventistas do Sétimo Dia.

Através dos anos ele passou a ser conhecido como “Departamento MV”, e a organização dos jovens da igreja local foi denominada a “Sociedade MV”. As reuniões dos jovens passaram a ser designadas como “Programa MV”. Uma grande mudança aconteceu em 1978, quando este departamento mudou o nome de “Missionários Voluntários” para “Jovens Adventistas” ou JA como conhecemos.

Uma prova de que Deus aprovou a idéia desses jovens foi através da mensagem de Ellen White no livro Serviço Cristão, pág 30: Temos hoje em dia um exército de jovens que pode fazer muito, se devidamente dirigidos e animados. Queremos que nossos filhos acreditem na verdade. Queremos que eles sejam abençoados por Deus. Queremos que eles tomem parte em planos bem organizados para auxiliarem outros jovens. Que todos sejam tão bem preparados, que possam representar devidamente a verdade, dando a razão da esperança que há neles, e honrando a Deus em qualquer ramo da obra no qual se achem aptos a trabalhar.


Até mais.

Um comentário:

dai disse...

parabéns pelo Blog! muitos jovens adventistas nem conhecem sua própria história.